Criado em julho de 2023, o Observatório do SUS é uma iniciativa promovida pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). Sob a coordenação de sua Vice Direção de Escola de Governo em Saúde (VDEGS), o Observatório tem como missão principal acompanhar, analisar, refletir, debater, formular propostas e recomendações para o Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de análise de conjuntura, das políticas e experiências significativas no campo da saúde.
O escopo de atuação do Observatório tem como foco proporcionar espaços de formulação, diálogo, mobilização e intercâmbio entre diversos atores-chave, abrangendo a sociedade civil, academia e instituições do SUS. Neste contexto, recorremos a diferentes tipos de produções e iniciativas visando fortalecer o processo de defesa do SUS e de defesa da vida, e subsidiar decisores, gestores e outros agentes comprometidos com a efetivação do direito à saúde. Para isso, adotamos diversas estratégias, como a articulação de redes de cooperação com instituições do SUS, realização de seminários, oficinas, elaboração e divulgação de materiais informativos.
Com base nesses objetivos e ações, a pauta do Observatório engloba temas estratégicos como a gestão do SUS, financiamento em saúde, modelos jurídicos de gestão, gestão do trabalho e da educação na saúde, redes e regionalização da saúde, transformação digital, desigualdades e iniquidades em saúde, a relação entre saúde, ambiente e sustentabilidade, além das bases sociais e a legitimidade do SUS, entre outras questões relevantes, em consonância com o compromisso de fortalecimento e defesa do Sistema Único de Saúde.