No dia 27 de março de 2025, a Rede de Escolas de Saúde Pública de América Latina (RESP), cuja secretaria executiva é exercida pela ENSP, realizará o webinário internacional “A Formação da Força de Trabalho da Atenção Primária à Saúde na América Latina”. O evento será transmitido ao vivo pelo YouTube no canal RESPAméricaLatina, das 10h às 17h (horário de Brasília, GMT-3).
O webinário reunirá especialistas, gestores, acadêmicos e profissionais da saúde da América Latina para discutir os desafios e as perspectivas para o fortalecimento da formação da força de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS) na região. O debate abordará questões cruciais como a regulação da formação profissional para APS, a provisão dos trabalhadores da APS nos diferentes contextos dos sistemas de saúde latino-americanos e a necessidade de inovação nas metodologias de ensino e aprendizagem para atender às demandas emergentes da área.
O Vice-Diretor da Escola de Governo em Saúde e coordenador do Observatório do SUS da ENSP, Eduardo Alves Melo, destaca que o evento é resultado de uma prioridade estratégica da Rede de Escolas de Saúde Pública de América Latina e foi pensado após um diagnóstico da situação da APS na América Latina. “Decidimos, em conjunto, priorizar a formação na e para a APS, tendo em mente não apenas seus aspectos técnicos e pedagógicos, como também sua conexão com o mundo do trabalho e a organização dos sistemas de saúde. Esse espírito guiou a montagem do seminário, contando com atores de diferentes regiões e instituições latino-americanas. Esperamos, com isso, aprofundar debates, compartilhar experiências e propor caminhos para as políticas e estratégias de formação voltadas à APS nos sistemas públicos de saúde”, reflete.
O evento é aberto ao público e gratuito. Interessados podem acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da RESP.
Confira a programação completa
Serviço
A Formação da Força de Trabalho da Atenção Primária à Saúde na América Latina | Seminário Internacional Data: 27 de março de 2025 Horário: 10h às 17h (horário de Brasília, GMT-3) Transmissão:Canal da RESP no Youtube. Realização: Rede de Escolas de Saúde Pública de América Latina (RESP)