Conjuntura, Políticas de Saúde e Experiências do SUS

Além da complexidade do campo da saúde, a velocidade e a diversidade de formulação, difusão e implementação de políticas públicas de saúde vem se intensificando nos últimos tempos. Neste cenário, o acompanhamento estratégico e sistemático que subsidie a análise da conjuntura para o campo da saúde bem como a atuação de agentes sociais e institucionais é de fundamental importância.

O Observatório se propõe a acompanhar e colocar em debate aspectos estratégicos do SUS e das políticas de saúde (incluindo desafios atuais, agendas, formulações, atores, arenas e acontecimentos), tendo em mente a conjuntura, tendências e necessidades para o avanço e efetivação do SUS. Para isso, envolve atores e parceiros internos e externos e desenvolve diferentes tipos de iniciativas.

O acompanhamento realizado pelo Observatório contempla também a identificação, debate e estudo de experiências significativas para o SUS, em nível estadual e especialmente municipal e regional de saúde, que tenham apresentado inovações no campo do planejamento, da organização e da gestão de serviços e ações de saúde, de redes de atenção à saúde e do cuidado.  

A contribuição destas experiências para o enfrentamento de desafios do SUS, como o acesso e a qualidade, considerando a diversidade nacional, é um dos aspectos norteadores do seu mapeamento. A apresentação destas experiências no Observatório pode incentivar sua possível adoção ou inspirar iniciativas em outros contextos. Pretende-se também produzir diálogos entre as experiências e as políticas de saúde, colocando-as em análise a partir do real e contribuindo para o aprimoramento das formulações e dispositivos concretos das políticas. 

Experiências do SUS

Nenhum post encontrado!