
O Observatório do SUS, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), irá promover o seminário “O SUS em 2025: instrumento ou produto da democracia e da política?”, em parceria com o Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, no dia 1º de outubro de 2025, no Rio de Janeiro.
O encontro reunirá pesquisadores, gestores, lideranças sociais e especialistas para refletir sobre os desafios democráticos e políticos que impactam o Sistema Único de Saúde (SUS) e seu funcionamento.
Um espaço de diálogo qualificado
O evento tem como objetivo aprofundar o pensamento crítico sobre a trajetória e o contexto atual do SUS em um cenário crítico para a democracia e a soberania nacional, reunindo pesquisadores, gestores, parlamentares, lideranças sociais e especialistas para refletir sobre como consolidar o caráter público e democrático do sistema e os desafios colocados pela relação entre os setores público e privado.
A programação contará com duas mesas-redondas. Na manhã, a mesa “Como construir o comum na diversidade e diante de desigualdades?” discutirá temas como diversidade, equidade, participação social, democracia e produção de conhecimento inclusivo.
À tarde, a mesa “Entre o público e o privado: para onde vai o SUS em 2025?” abordará os princípios constitucionais do SUS, financiamento, sustentabilidade, saúde suplementar, parcerias público-privadas e cenários futuros para o sistema de saúde.
Mais informações e programação completa em breve.
SERVIÇO
Seminário “O SUS em 2025: instrumento ou produto da democracia e da política?”
Data: 1º de outubro de 2025
Local: Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz)
Rua Leopoldo Bulhões, 1.480 – Manguinhos – RJ – Campus da Fiocruz
Horário: 9h às 16h30
Organização: Observatório do SUS – ENSP/Fiocruz
Mais informações: observatorio.sus@fiocruz.br