A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) realiza, no dia 21 de outubro, no seu auditório no Campus Manguinhos (RJ), o lançamento da Rede ColaboraAPS e a realização do seu 1º Encontro Nacional. O evento reunirá gestores, profissionais e pesquisadores da Atenção Primária à Saúde (APS) no SUS de todo o país, além de convidados internacionais. A programação será aberta, com transmissão ao vivo pelo canal da ENSP no YouTube.
Os serviços de saúde do SUS – Conferência de abertura
A conferência de abertura terá início às 9h, com Emerson Merhy, professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e referência no campo da saúde coletiva. Merhy abordará o tema “Os serviços de saúde do SUS: um lugar de construção do comum?”, propondo uma reflexão sobre os desafios e potencialidades do Sistema Único de Saúde no contexto atual. A coordenação será de Ana Claudia Chavez (SAPS/MS).
Experiências e referências internacionais – mesa redonda

Na parte da tarde, das 13h30 às 16h30, o evento contará com a Mesa Redonda Internacional “Experiências Ibero-Americanas em Atenção Primária à Saúde: Perspectivas do Chile, Espanha e Portugal”, coorganizada pela Rede ColaboraAPS, em parceria com o Centro Colaborador da OPAS/OMS para Formação e Desenvolvimento Estratégico para Sistemas de Saúde com Ênfase em Atenção Primária à Saúde (VDEGS/ENSP/Fiocruz) e o Observatório do SUS (ENSP/Fiocruz).
A mesa reunirá Bernardo Martorell, do Ministério da Saúde do Chile; Marta García Caballos, do Servicio Andaluz de Salud, na Espanha; e Ana Correia Oliveira, do Serviço Nacional de Saúde (SNS) de Portugal. A debatedora será Lígia Giovanella (ENSP/Fiocruz), e a coordenação ficará a cargo de Júlio Pedroza (OPAS). O encontro oferecerá um espaço de diálogo e troca de experiências, promovendo o contato com referências internacionais e experiências inspiradoras.
Um espaço vivo de cooperação e aprendizagem – Sobre a Rede
A Rede Colaborativa de Inovações em Atenção Primária à Saúde é uma iniciativa da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde (SAPS/MS).
Surgida em um contexto de esforços voltados ao fortalecimento da APS, a Rede reconhece que experiências exitosas são essenciais para demonstrar a viabilidade do SUS, inspirar novas práticas e reforçar a confiança em um SUS que funciona. Sua concepção leva em conta a diversidade de contextos regionais na implementação das políticas de saúde, assim como os desafios estruturais, operacionais e de gestão que coexistem com avanços significativos no sistema.
Como dispositivo de cooperação horizontal, o projeto promove trocas entre territórios, fortalece a produção de conhecimento e incentiva o aprendizado mútuo entre gestores e profissionais-chave da APS, contribuindo para o aprimoramento do cuidado em saúde e o desenvolvimento de experiências inovadoras que impactam os serviços e a vida das pessoas.
Segundo Eduardo Melo, vice-diretor da Escola de Governo em Saúde (ENSP/Fiocruz) e coordenador da iniciativa, “a Rede expressa a vitalidade da APS no SUS. Este encontro marca o início de um ciclo de cooperação e aprendizagem entre quem atua na gestão e no cuidado, compartilhando experiências que fortalecem o SUS e ampliam o direito à saúde.”
APS em movimento: experiências de diferentes territórios
O I Encontro Nacional celebra e dá início ao ciclo colaborativo da Rede, reunindo 29 experiências inovadoras da Atenção Primária à Saúde no SUS, distribuídas por 13 estados e 26 municípios — incluindo nove capitais — e mobilizando uma ampla rede de gestores, gestoras e profissionais-chave da APS.
As experiências foram selecionadas por chamada pública nacional, que contou com 472 iniciativas de diferentes regiões do país. O processo seletivo, realizado entre junho e agosto de 2025, incluiu análise documental e entrevistas, com o apoio de especialistas no tema.
As iniciativas abrangem seis eixos temáticos centrais — Acesso, Equidade, Formação, Planejamento, Resolutividade e Sustentabilidade —, refletindo a diversidade regional e temática da APS no país. Elas participam agora do ciclo colaborativo, que prevê atividades presenciais, oficinas, sistematização de experiências e produção audiovisual, fortalecendo a aprendizagem entre pares e a troca de conhecimentos em diferentes contextos do SUS.
Serviço
Evento: Lançamento da Rede ColaboraAPS e 1º Encontro Nacional
Data: 21 de outubro de 2025 (terça-feira)
Horário: 9h às 16h30
Local: Auditório da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz)
Rua Leopoldo Bulhões, 1.480 – Manguinhos – Rio de Janeiro (RJ)
Transmissão ao vivo: Manhã | Tarde – Canal da ENSP no Youtube
Mais informações: colabora.aps@fiocruz.br
*As vagas presenciais estarão sujeitas à lotação do auditório.